Hugo Napoleão adere ao Pacto Piauí Sem Queimadas e reforça ações de prevenção aos incêndios florestais
Município passa a integrar o Plano Estadual de Ações Integradas voltado à prevenção, controle e combate às queimadas em todo o território piauiense
O município de Hugo Napoleão está entre as cidades contempladas pelo Pacto Piauí Sem Queimadas, iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Piauí na última segunda-feira (15), em solenidade realizada no Palácio de Karnak, em Teresina. O prefeito Luciano Filho participou do evento que marcou o início das ações do programa.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o pacto será desenvolvido nos 224 municípios piauienses, por meio da atuação conjunta entre o Governo do Estado, as prefeituras e instituições parceiras. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as estratégias de prevenção, monitoramento, controle e combate aos incêndios florestais, reduzindo os impactos ambientais provocados pelas queimadas, especialmente nos biomas Cerrado e Caatinga.
Com a adesão ao programa, Hugo Napoleão passa a integrar o Plano Anual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Estado do Piauí. Entre as medidas previstas estão a capacitação de brigadistas, a realização de campanhas de educação ambiental, a mobilização da população e a entrega de equipamentos destinados às brigadas municipais, incluindo itens de proteção individual e ferramentas utilizadas no enfrentamento aos focos de incêndio.
A participação do município no pacto reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e o desenvolvimento de ações voltadas à proteção dos recursos naturais e à segurança da população.